Bisa Bia, Bisa Bel

Presente, passado e futuro encontram-se com sensibilidade e poesia nesta verdadeira obra-prima de Ana Maria Machado

Capa da edição comemorativa, da SalamandraBisa Bia, Bisa Bel foi publicado originalmente em 1982, e a edição ao lado comemora os mais de 500 mil exemplares vendidos, além de um rol de prêmios, entre eles o Maioridade Crefisul (1981), o Bienal São Paulo de melhor livro infantil do biênio (1984) e o merecido lugar na Lista de Honra do IBBY (1984).

Durante uma das arrumações de sua mãe, Isabel toma contato com o passado, por meio dos objetos e fotografias que as duas encontram numa antiga caixinha de madeira. Uma das fotos era da mãe, o que já inquieta bastante a menina.

“Eu olhava para minha mãe e para o retrato da menina, achava meio gozado aquilo, minha mãe criança, brincando no galho de um camelo, pensando em balão d’água. E era meio esquisito, ela grande ali na minha frente, sentada no chão, explicando as coisas” (p. 8).

Mas as coisas se complicam mesmo quando ela se depara com o retrato de sua bisavó, Beatriz. Para surpresa de Isabel, ao tentar colocar a foto no bolso, ela começa a ouvir uma voz – este foi o começo das longas conversas que teria com Bisa Bia, que passaria então a acompanhar a menina na escola e nas brincadeiras, sempre dando conselhos e opiniões, e deixando-a às vezes em situações embaraçosas com os colegas. Mas, afinal,

“Como é que eu podia explicar (…) que Bisa Bia estava existindo agora para mim?”

72ª edição de Bisa Bia, Bisa BelA história é contada pela própria Isabel, em primeira pessoa, num tom espontâneo que reproduz bem o fluxo do pensamento da protagonista, com leveza e alguns toques de humor, mas com uma delicadeza e ingenuidade capaz de levar às lágrimas o leitor mais sensível. A curiosidade e o estranhamento marcam os títulos dos capítulos – “Pastel bochechuda”, “Tatuagem transparente”, “Trança de gente” – e nos fazem tentar antecipar os acontecimentos.

Bisa Bia, a voz da tradição e de um outro modelo de feminilidade, não apreciava as brincadeiras “de menino” de Isabel, que não eram coisa de mocinha bonita e bem-comportada. Mas, apesar das censuras, o contato com Bisa Bia faz com que a menina conheça coisas de um tempo que já passou – toucador, baba-de-moça –, e a autora faz dessas pequenas descobertas um elemento interessante que apela para a curiosidade e passa longe de um aprendizado puro e simples. Contrapondo-se a Bisa Bia, surge então, num momento-chave para a personagem, Neta Beta, uma outra voz que começa a se intrometer nas conversas apresentando um ponto de vista bastante diferente.

As duas vozes, de Bisa Bia e Neta Beta, acabam fazendo com que Isabel encontre um meio-termo entre as duas maneiras de ser menina e mulher. Nas palavras dela,

“Impossível saber sempre qual o palpite melhor. Mesmo quando eu acho que minha bisneta é que está certa, às vezes meu coração ainda quer-porque-quer fazer as coisas que minha bisavó palpita, cutum-cutum-cutum, com ele… Mas também tem horas em que, apesar de saber que é tão mais fácil seguir os conselhos de Bisa Bia, e que nesse caso todos vão ficar tão contentes com o meu bom comportamento de mocinha, tenho uma gana lá de dentro me empurrando para seguir Neta Beta, lutar com o mundo, mesmo sabendo que ainda vão se passar muitas décadas até alguém me entender. Mas eu já estou me entendendo um pouco – e às vezes isto me basta.” (p. 53)

Este trecho é um exemplo marcante de como Ana Maria Machado encontra-se em harmonia com os sentimentos da pequena leitora, afinal a maioria das meninas, na infância, fica insegura sobre como se comportar, sobretudo diante dos meninos.

Ilustração e projeto gráfico estão em sintonia, e remetem ao próprio clima da narrativa. Suaves e delicadas, parecendo feitas a lápis, em preto de branco, remetem ao passado e à tradição, favorecendo uma apreciação reflexiva do que se vê e lê. As ilustrações, premiadas com o Jabuti em 1984, retratam cenas atuais da personagem, mas também objetos da época de sua bisavó que povoam o imaginário da menina.

O desfecho é emocionante e surpreendente, e a protagonista descobre por si mesma que as três – Isabel, Bisa Bia e Neta Beta – juntas são invencíveis.

Links

Página de Bisa Bia, Bisa Bel no site da editorahttp://www.moderna.com.br/catalogo/verTitulo?id_arg=10019829

Site oficial de Ana Maria Machadohttp://www.anamariamachado.com

Site do IBBY (International Board on Books for Young People) http://www.ibby.org

Sobre as imagens

Capa da edição comemorativa de Bisa Bia, Bisa Bel, pelos 500 mil exemplares vendidos.

Capa da 3ª edição do livro, a mais recente.

296 respostas em “Bisa Bia, Bisa Bel

  1. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. em aulas de leitura ja li o livro, ameiiii de + por que ele fala sobre coisas antigas e etc.
    mas oque eu gostei mesmo foi a historia de bia beta e bel.
    galera para quem não leu vai adora quando leee beijão

  3. Eu to precisando de uns pontos em portugues e a professora disse que era sobre o livro uma prova, t0 com o livro e vou ler de novo para lembrar….;

    • Eu axo q o livro é legal mesmos…mais quando eu li deu vontade de parar.
      essa é a MINHA OPINIÃO.

  4. Eu perdi três aulas de historia mas valeu a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • a minha professora ela tá contando capitulo por capitulo que bom vai dando mais curiosidade a cada dia é muito legal pois quem ler ñ se arrepende tchau bjs

  5. “Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei. Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro. Hoje não há como separar: o livro sou eu”.
    Lemos porque a necessidade de desvendar e questionar o desconhecido é muito forte em nós”
    “O universo literário é sempre uma caixinha de surpresas, em que o leitor aos poucos vai recolhendo retalhos. Livros, textos, frases, poemas, enfim, variadas formas de expressão que vão compondo a colcha de retalhos de uma vida entre livros. É o que se propõe”.

    “Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.”

  6. Que pesadelo ler os comentários destes jovens. Nunca vi tanta falta de opinião e de interesse, além de um assassinato da Língua Portuguesa.
    O livro é maravilhoso, riquíssimo, quem ler só tem a ganhar.

  7. Oi, este livro e muito bom eu gostei muito estou fazendo um trabalho desse livro, eu nao conhecia o livro minha mãe me falou do livro então resolvi ler e fazer meu trabalho eu amei o livro e muito bom. Naiara Gonzaga

  8. oi meu nome e caio antunes da silva tenho 11 anos estudo no EE.professora fanny monzoni santos todos amaro esse livro muito romontico obrigado pela colaboraçao de estar conosco obrigado

      • autor: Ana Maria Machado
        Titulo: Bisa Bia, Bisa Bel
        Editora: Moderna
        Edição: 3º
        Resumo: Durante uma das arrumações de sua mãe, Isabel toma contato com o passado, por meio dos objetos e fotografias que as duas encontram numa antiga caixinha de madeira. Uma das fotos era da mãe, o que já inquieta bastante a menina.

        “Eu olhava para minha mãe e para o retrato da menina, achava meio gozado aquilo, minha mãe criança, brincando no galho de um camelo, pensando em balão d’água. E era meio esquisito, ela grande ali na minha frente, sentada no chão, explicando as coisas” (p. 8).

        Mas as coisas se complicam mesmo quando ela se depara com o retrato de sua bisavó, Beatriz. Para surpresa de Isabel, ao tentar colocar a foto no bolso, ela começa a ouvir uma voz – este foi o começo das longas conversas que teria com Bisa Bia, que passaria então a acompanhar a menina na escola e nas brincadeiras, sempre dando conselhos e opiniões, e deixando-a às vezes em situações embaraçosas com os colegas. Mas, afinal,

        “Como é que eu podia explicar (…) que Bisa Bia estava existindo agora para mim?”

  9. eu adoreiiiiiiiiii . minha escola vai faser uma prova sobre esse livro e eu to super nervosa mas espro trar 10000000000000000000000

  10. ñ eu tambem pensei q era chato mais cando comeseii a ler é legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllll

  11. Eu amei o livro pq fala de uma pessoa no começo
    eu pensava q falava de 4 pessoas
    mais depois eu foi ver q ñ so falava de 1 ´pessoa

  12. oi meu nome e Gabriela tenho 11 anos,estudo no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, e este livro da bisa bia,bisa bel e muito bom estamos estudando na escola aprendi muito com ele.

  13. eu gostei de ler o livro de bisa bia bisa bel que conta uma historia muito bonita e cheia de lances amorosos e engraçados ,durante o texto e eu vou fazer um trabalho sobre este livro

  14. Eu ainda não li o livro mais minha professora de portugues diisse que éé muuito maneiro e eu vou ver se compro o livro que eu estou muitoo ansiosa para leer!!

    me add no msn:amandapaiva603@hotmail.com

    Beiiijos!e até +

  15. meu nome e gleycy sou colega da gabrielle e eu nunca li esse livro mas pelo geito parece meio chato e ruim mas vou tentar ler vou dar essa o portunidade

    • Gleycy, é bom você se esforçar um pouco e tentar ler esse livro. Tirar conclusões negativas de uma coisa que você nem conhece não é a solução mais adequada. E essa oportunidade você não está dando a ninguém, senão a você mesma. Leia, vai ser bom… quem sabe você não passa a escrever melhor e corretamente?!! Porque jeito se escreve com “J” e não com “G”… sem contar sua infeliz colocação.

  16. eu gostei mas eu nao kero saber da autora eu kero ler a historia inteirinha igual esta n o livro eu nao kero saber sobre ana maria maxado sei la o ke afss eu kero a historia para faser meu trabalho de escola !! mas adorei sim xauuu para vcs ameiii muito m esmo ……………

  17. Amei esse livro ele é demais, história muito interessante. leio e releio quase todo dia. Ana Maria Machado a senhora está de parabéns, otimo livro.bjus pessoal.

  18. Eu tive que ler o livro, na 4ta ou 5ta serie, isso no ano 85, 86 aprox. eu achei demais. Agora que já tenho 35 anos ainda lembro de muitas coisas bonitas e engracadas deste livro. AMEI

  19. estava precisando fazer um resumo do livro ”bisa bia bisa bel” para a aula de portugues e pencei ñ vou ler o livro se eu posso ver o resumo na internet e então vi e acho que vou tirar uma nota 10,00 valeu a pena ver na internet em

    eu ia morrer pra ler aquele livro ele era tão grande que ia ficar deste tttttttttttaaaaaaaaaaammmmmaaaaannnnnnhhhhooooo =tamanho

  20. aaaaaaaaaaaaaaaadddddddddddddddddddooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,
    ufa esse livro

    • oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  21. e uma merda velho a ti beiso obrigo a le po e eu ja ate esquesi
    faz uns 15 dias q eu ja li e a prova dela e amanha pqp meu
    o vo aconselha nao le esse livro por vontade nao
    eu so li forsado

    • Meu caro! Parece que você não entendeu nada, pois o livro é muito bom, faz você mergulhar no seu passado e futuro vivendo o presente,alem do que você conseguirá escrever bem melhor, porque vamos respeitar o seu nível de leitura e escrita dá pra ver que é péssimo. Aceiti-o como uma crítica construtiva.

  22. TODO OQUE VC TEM CONTRA ESTE IVRO///////////////////////////////////////////////??????????????????????????????????????????????

  23. a pro Sandra Regina Vicentini do sesi está lendo estamos escrevendo o livro por partes estamos no fim na parte 6 eu gostei da parte que bel caiu com Sérgio da goiabeiraos dois ficaram agarradinhos e chegaram a dar uma bitoquinha

  24. eu adorei minha prfessora esta, leno para jente todo dia quendo ela entra na sala eu mas meus colegas,falamos para ela le eu adorei e ela passou duma memória para nós lembrar do livro mas tambem desenhar eu não sei desenhar e tambem nao tenho o livro preciso de imagens de bisa bia ,bisa bel

    • oi maria nnnnnaddddda eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ooooooooooooooooo iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii aammmmmiiiiiiiiiiiga do coooooooooooorrrrrraaaaaaaaaaaaaçao

  25. muito legal tem gente q ñ gosta de ler esse livro mas é muito legal li e gosyei e vou le de novo e muito mas ta galerinha ta gente lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa show show show thauuuuuuuuuuu amo vcs le esse cometario q eu deichei ta

  26. esse livro nos conta a verdadeira criatividade que uma criança pode ter – nos faz lembrar o quanto é importante da valor a nossa querida e passageira infância

  27. eu AMEI este livro e a proposito por que vcs Ana Maria Machado não fazem um filme. O livro e muito curto pro filme mas vcs podem contar o que aconteceu depois e antes de isabel conhecer beatriz e a neta beta ñ e mesmo eu como amei o livro eu amarei o filme ja pensouu eu acho que é uma grande ideia neh ???? me responda no meu Email
    e tambem me mandei o final da historia que eu esqueci !!!!
    e preciso pra hoje depois da uma hora pra levar na escola !!!!!
    Obrigada MAS me mandei SIM ou NÃO sobre o filme !!!!
    ok xau BEIJOS amei o livro

  28. Eu odiei esse livro péssimo criança de ++++++++………………………………………………………………

  29. MEO EU AMEI ESSE LIVRO QUANDO EU ERA DA QUINTA SÉRIE A MINHA PRO MARIA CRHISTINA PIDIU PRA TODOS OS ALUNOS LER E FAZER UM RESUMO…
    QUANDO EU COMECEI A LER FIKEI GAMADA NESSE LIVRO
    AGORA QUE EU TO NA SÉTIMA SÉRIE MINHA PRO ADRIANA PEDIU PRA CADA UM ESCOLHER UM LIVRO NA BILBIOTECA LER E FAZER UM RESUMO
    EU FIZ COM TANTO AMOR
    POR QUE ESSE LIVRO É TUDO DE BOOM MAIS SEMPRE TEM UMAS PESSOAS DE MAL GOSTO QUE FALAM QUE NÃO GOSTOU MAIS NÃO SABEM APRECIAR OQ TEM DE MELHOR NA LEITURA ESSAS PESSOAS TEM QUE CUIDAR DA VIDA DELAS E PARAR DE CRITICAR O LIVRO TÃO MARAVILHOSO DESSE ♥
    OBS:SE VC QUE ESTÁ CRITICANDO ESTE LIVRO
    PARE E PENSE QUE ESTE LIVRO É UMA OBRA PRIMA VC NEM FAZ IDÉIA O QUANTO ELE É BOOM AO INVEZ DE FIKAR CRITICANDO POR QUE VC NÃO FAZ UM LIVRO MELHOR E PUBLICA VAMOS VER QUAL LIVRO VAI TER MAIS ELOGIOS NÉH NÃO….

  30. AAH eeu amei *_* ‘
    Mas é que amanhã eu tenho prova sobre esse livro.
    E eu estou com o pé engessado.Dai me ferrei legal u_u ‘
    Meu pai quer que eu leia esse livro..Mas dai acho que eu posso fazer a prova outro dia,e dai eu leio o livro até semana que vem ^^ ‘
    Ajudou bastante o resumo .

    HA , follow aí no twitter ‘-‘

  31. eu to lendo esse livro e d+ a professora marialva da escala eufrazio avelino rocha mandou eu ler nos estamos 5 serie e d+ esse livro

  32. nossa eu amei esse livro…..
    eu li ele na escola…
    centro muniçipal de Educação prifessor paulo freire CAIC
    de Vitoria da conquista Bahia….
    eu li esse livro por que a professora Edmaria pedio aos alunos da 8º serie pra ler ele eu fiquei meu sem vontade de ler pq eu não gosto muito de ler mas esse livro eu amei..
    parabens a Ana Maria Machado esse livro é de maisbjooOo xau espero quq vcs goste da minha resposta

  33. Foi o melhor livro que ja li e é capaz de ser o unico livro que jamais vou esquecer

    Ele é muito legal D+

    Ana Mari Machado parabéns esse livro realmente tem que ganhar mais de 7 premeos nacionais e internacionas

  34. realmente esse livro é muito bom minha professora de portugues que me recomendo e depois a sala inteira fazer a prova tirei 10porque realmente me interecei agora recomendo para todas que gostão de ler ate meus pais entereçaram por ler esse livro

  35. Adoreii.. este livro..
    E quero pedir as outras pessoas para lerem ! Por que é um livro super divertido que apresenta um pouco de imaginação com aventura .. nesse livro Bel, tem uma Bisavó que é a Bisa Bia e uma neta a Neta Beta .. e ela é chama como Bisa Bel .. mistura de Bisavó com Bel .. por isso O livro tem o nome De Bisa Bia Bisa Bel ..
    Compenssa muittoo ler !! Vcs nao vão se arrepender pode ter certesa!! LEIAAm!
    Um grande abraçoo Taty!

  36. Acredito que uma obra da Ana MAria Machado, como a Bisa Bia, Bisa Bel, não deve ser analisada apenas a propósito de se achar “boa” ou “ruim”, de gostar ou não de historinhas, mas de analisá-la do ponto de vista de uma literatura infanto juvenil que traz dentro do contexto desse público impressões e interpretações de realidades que vão influenciar na vida de cada um fazendo-os a caminhar pelo passado e pelo presente num passe de fantasia que envolve o leitor, persuadido pelo poder de investigação do futuro dentro de lembranças e recordações deixadas num passado bem distante.

  37. Bom eu tenho só 12 anos e já estou amando a literatura,esse livro foi o primeiro que eu li,e eu amei é muito bom.
    Bisa Bia,Bisabel e Neta Beta.
    LEGAL AMEI O LIVRO !

    • pode ser o melhor q vc ja leu! mas como eu ñ entendi bem . não pode ser o melhor q vc ja leu da ana maria machado

  38. Eu amei o livro ..
    Pra mim foi o melhor livro que já li.

    Adorei o livro porque conta a historia de uma menina que encontra uma foto de sua bisavó Beatriz e gosta muito de dela encontrada.

    Amei muitooo o livro ..

  39. euachei muito
    legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  40. cara adori ler esse livro agora ele faz parte da minha vida
    esse livro é muito legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
    lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.

  41. Li esse livro, na década de 80, como passatempo, por ser apaixonada por leitura. Hj, relendo o mesmo livro para um debate acadêmico, se descobre muita coisa que não observei, quando era mais jovem, apesar de minha alma atualmente ainda ter e continua presente “o jeito de criança”. Adoro, contos de fadas, pois fui criada por assim dizer – ouvindo minha mãe e minhas avós contando histórias de La Fontaine, Esopo, Monteiro Lobato, Lewis Carol, a própria Ana Maria Machado, e muitos outros. Sou uma criança etarnamente. Quem não gostou desse livro, precisa aprender a “gostar de ler” primeiro pra depois dizer certas palavras, como: odiei, livro ruim, etc. Essas pessoas foram mesmo crianças no seu tempo? Digo, que “eu” fui e ainda sou, por que “ler” com paixão, amor, imaginação é fazer uma viagem no tempo. Não sou professora,mas funcionária pública federal – trabalho para um órgão do governo – INSS, mas nunca me deixei apagar com as suas leis – que é um tipo diferente de literatura e que vc faz também uma viagem temporal. Era isso que queira dizer. Ao lermos um livro seja ele de literatura, sociaologia, psicologia, antopologia ou matemática, histótia, geografia, isso empolga quem é vidrado numa boa leitura. O que os jovens de hj precisam é visitar as bibliotecas que existem nesse nosso imenso país e dar mais valor as coisas boas do nosso cotidiado, independentemente se estiverem escritas nos livros ou observando a natureza. A leitura que se faz é a mesma, o que difere é a intenção do leitor. O livro me fez voltar no tempo. Amei, e recomendo.

  42. Esse foi um dos primeiros livros que eu li com prazer, a historia é maravilhosa, me identifiquei mto com Isabel quando o li, pode ser considerado uns dos ‘bons livros’que li em minha vida… motivacao para o nome da minha filha!
    Como achei ele mto especial em minha vida acabei dando o livro pra uma pessoa mto especial em minha vida, que tbm é apaixonada por essa historinha maravilhosa

  43. goteii…..é um livroo muitoo enteresantee…poxaa mas euu concordoo com a menina kii faloo kiii vcs deveriam colok o livroo tdoo pq euu precisoo fazer uma prova sobre o livroo, mas naum tem o livro tdoo…..mas é muitooo legal, viageii no livroo dixavaa…..

  44. tem gente que tah eradas aki nesse sites!!!!!!!!!!!
    esse livro é muito bom e eu tou aprendendo mjuitas coisas novas com esse livro
    isso ai é o pode ser vida real se vcs querem saberem tem umka guria ai que tem toda a razão que akelas pessoas BUUUUUUUURRAAAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSS desculpe da palavra mas é que tem gente que não sabe aproveitar as coisas boas
    pra essas pessoas que estão dizendo que esse livro é rui me procura por esse email evelimestrelinha@hotmail.com pra vcs verem o que é uma atitude boa
    querem saber mais eu to fazendo um trabalho valendo 4,0 desse livro
    no coelgio patronato antonio alves ramos
    e ainda com a professora carine baldiceira

    bjss
    creçam essas criancinhas que estão dizendo besteirodes do livro

    • eu odiei esse livro a historia e chata demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      • Olha oque fala tente se interessar no que lê,leia sem preça ai que vc não vai mesmo gostar.E olha so tenho 8 anos e recomendo o livro a todas as idades te juro!!

  45. eu gostei desse livro e quanto as pessoas q nao gostou…
    se nao gostou pega e faz um livro melhor q eu acho q se eles pegasse pra fazer um livro demorariam pra fazer um seculo ou mais e os livros seriam ruim
    eu amei esse livro a historia q aconteceu com beatriz a bisa avo de isabel aconteceu com a minha avo os pais dela esforsaram pra ela se casar e ela casou com 14 anos

    ameeei o livro beijos
    e vcs q criticaram o livro criem vergonha na cara e vasao um livro melhor

  46. eu gostei desse livro e quanto as pessoas q nao gostou…
    se nao gostou pega e faz um livro melhor q eu acho q se eles pegasse pra fazer um livro demorariam pra fazer um seculo ou mais e oslivros seriam ruim
    eu amei esse livro a historia q aconteceu com beatriz a bisa avo de isabel aconteceu com a minha avo os pais dela esforsaram pra ela se casar e ela casou com 14 anos

    ameeei o livro beijos
    e vcs q criticaram o livro criem vergonha na cara e vasem um livro melhor

  47. ameiiii o livro!!
    eu principalmente ñ gosto de lê!!
    mais depois desse livro…adoreiii!!
    até agora foi o melhor ivro q eu ja li!!
    parabens!!

  48. - eeu tenho oo 3º Livro deela maais eu naum liir esse daai nãao ‘ maais concerteza deeve ser BARRA ‘ ;D

  49. Ótimo livro;posso dizer que foi o melhor que já li!Estou na sexta série, e adorei esse livro, me indentifiquei muito com ele ! bjo’ks

  50. Eu adorei o livro.
    Ele e simplesmente perfeito!Emociona qualquer um com certa sencibilidade!
    O melhor desse livro ñ e a historia ser boa nem intereçante e sim, o melhor e q´para quem realmente gosta de ler e prestou atenção a cada detalhe do livro, aprende varias coisas sobre como era a vida passada, uma vida q todas nos garotas gostariamos de viver, mas q infeslizmente ñ e possivel!
    Enfim, estou parabenlizando a autora por ter essa imaginação tão fluente e nps poder ralatar essa historia tã sensacional!!

  51. adorei muito ache i muitoi nteressante na hora que ela fala que a mae dela nao gosta muito de arrumaçao rsrsrsrrsrsrs,,………

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii de paixao o meu livro predileto alémde crepúsculo,lua nova,eclipese,e amanhecer o outro eu esqueci,,,,

  52. adorei muito ache i muitoi nteressante na hora que ela fala que a mae dela nao gosta muito de arrumaçao rsrsrsrrsrsrs,,………

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii de paixao o meu livro predileto alémde crepúsculo,lua nova,eclipese,e amanhecer o outro eu esqueci,,,,

  53. Li esse livro c meus alunos d escola pública em sala de aula…consegui q eles ficassem bem introzados com a história, mas eu queria q se possível vcs me mandassem uma idéia d como eu poderia fazer uma valiação com eles e tbm como montar uma sala com doces e objetos da época da Bisa Bia……..
    Aguardo um retorno urgente….!!!!
    Prof. Ismarleide

  54. Sou professora e li o livro c meus alunos em sala….tive uma enorme dificuldade pq tive q achar uma maneira d 40 a 45 alunos ficassem acompanhando a leitura comigo, pois nem todos tinham o livro e so alguns tiraram xerox…..mesmo assim eu consegui terminar e fazer com que os alunos realmente soubessem da historia direitinho…foi prazeiroso e divertido…..queria agora algumas ideias de como posso fazer uma avaliaçao com eles sobre o livro……
    Aguardo retorno anciosa…e Parabens por esse livro maravilhooooosooooo…..!!!!

  55. gostaria de fazer algumas perguntas sobre esse livro bisa bia bisa bel.Alguem poderia me ajudar a responder ?

  56. Esse livro é uma desgraça e não vale nada quase tive q comprar outro e dar pra escola pq eu queimei ele…

  57. Tenho que fazer um trabalho sobre esse livro Que……………….
    Eu nao recomendo a ninguem a ler esse livro é ORRIVEL………

  58. esse livro fio uns dos melhores que eu ja li na minha vida
    eu ate ja fiz um trabalhodele na escola viz o resumo do livro
    todo parabens por esse livro Ana Maria Machado.

  59. EU LI NA ESCOLA O LIVRO, HOJE NÓS ACABAMOS DE LER O CAPÍTULO 8,”TRANÇA DE GENTE”. EU ACHEI MUITO LEGAL ESSE LIVRO. AGORA EU TENHO QUE ELABORAR UM TEXTO CONTANDO EM POUCAS PALAVRAS A HISTÓRIA DESSE LIVRO.

  60. O livro é simplesmente o sinônimo de delicadeza, fantasia e resgate de valores. O que encanta é a habilidade com a qual Ana Maria Machado conduziu o conflito de gerações de maneira tão poética. É tudo de bom!!!!

  61. Eu li o livro e adorei, foi o melhor livro que já li e foi o primeiro livro que li.
    gostei da história por qeu relembra as coisas antigas como cromos, baba-de-moça, papo de anjo e etc.
    E ue adorei a neta beta e a bisa bia.

  62. Adorei o livro, minha prof. começou a ler e parou neste ano. Vai ser minha leitura de férias. Fiquei curiosa. Luisa

  63. Não tenho nem palavras para elogiar esse livro,aprendi muita coisa com ele.
    AMEI,AMEI,AMEI…

  64. Simplesmente maravilhoso, a sensibilidade que o livro traz é formidável, Ana Maria Machado soube amarrar essa grande parte de nossa vida e que é continua: Ser agora, aprendendo com o que já passou e sonhando com o que vem, além de discutir essa relação do homem com o homem maravilohsamente bem! Excelente, quem não leu, se entregue a esta leitura porque é maravilhosa!

  65. Este livro é muito legal interesenta é pra qualquer tipo de idade muito bom . Se todos livros fosse legal assim todo mundo ñ parava de ler!!!! bjss

  66. eu amei o livro bisa bia bisa bel..
    minha professora leu na sala de aula…
    e vc viaja pela sua imaginação..

    lindo demais s2

  67. adorei ler este livrO.pOis consegui viaja,ele tem uma emoção muito intença,não me canso de ler ele muito bom mesmo,uma viajem no tempo..!*

  68. É bom saber que um livro voltado para crianças emocionou tanto você, Leonardo. É mais uma prova de que literatura é literatura e ponto final, sem distinções de idade!

  69. Estou lendo o livro Bia Bia Bisa Bel e é muito legal poder imaginar que meu bisavô, a quem não conheci, também teve uma história bem legal. Ele veio para o Brasil a procura de novos horizontes e, alguns anos depois, seu filho (meu avô) veio para cá para procurá-lo visto que há muitos ano não recebiam notícias suas. Ao chegar aqui soube que seu pai estava morto. Hoje meu avô ainda é vivo mas a saudade do bisa é sempre alimentada em nossa família.

  70. ESTOU LENDO BISA BIA BISA BEL E ESTOU AMANDO EESA HISTORIA ELA E MUITO LEGALO LIVRO + LEGAL Q JA VI ATE HJ
    PARABENS ANA MARIA MACHADO PELO SEU LIVRO.

  71. por favor eu preciso do livro bisa bia bisa bel eu quero que voces me um deles para eu fazer meu trabalho eu preciso dele até o dia 11/05/08 por que eu tenho que entrega esse trabalho no dia 13/05/08 meu endereço é: ITAITUBA/PARA 10 RUA JARDIN DAS ARARAS NUMERO:784

  72. Eu amei o livro ..
    Pra mim foi o melhor livro que já li.

    Adorei o livro porque conta a historia de uma menina que encontra uma foto de sua bisavó Beatriz e gosta muito de dela encontrada.

    Amei muitooo o livro ..

    Beijos.

  73. Pois é, Betaah. Bisa Bia, Bisa Bel fala do amadurecimento da Isabel, que começa a entrar na adolescência, deixando de ser criança, né? Aí, nessa caminhada, ela troca impressões e recebe os conselhos da avó (já falecida) e de sua própria neta (que pertence ao futuro…). Porque ela ainda não sabe muito bem como quer ser. Moleca ou “menininha”? Moderna ou tradicional? E assim ela vai se descobrindo… Vale a pena ler! Passa aqui de novo quando terminar!

    • a minha professora me pediu esse livro,eu pensava q ele era chatu mais eu amei !!!!! S2
      ele é super interessanteeeeeeee!!!!!!!
      gostei muito da sua resposta!!!!!!
      vai me ajudar muito

      • a minha tambem me pediu eu so li uma parte mais em casa li todo ele e muito interesante gosteiiiiiii S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2 S2

Deixe um comentário

